quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ih, ele é mais velho...

Eu tenho uma amiga que estuda comigo, mas por mais estranho que seja, a gente não se fala muito na escola.

Eu e Carol* só nos damos bem na casa uma da outra. Esses dias estávamos discutindo sobre garotos.

Coisa de adolescente. Fulano é lindo, mas ciclano é sem graça. Já viu o irmão do Beltrano? Ele é lindo.

Até aí tudo bem, afinal todo mundo sabe que olhar não tira pedaço.
Depois de um tempo, resolvemos usar um pouco o computador. Daí começa a subir plaquinha...

Por enquanto nada demais, e esse por enquanto não durou muito.

Carol* começou a me mostrar os garotos de sua lista de contato do msn.

- Ai amiga, esse daqui é o João*, ele é lindo né? A gente marcou de se ver.

- Nossa, é mesmo. - Sempre respondo sem intusiasmo. Já que nossos gostos para meninos são opostos.

- Esse daqui e o Victor*. Ele é namorado da Fernanda*. Ah, se ele pedir pra ficar comigo eu fico.

Quinze minutos depois e ela já tava falando com todos seus 'gatinhos'. O que realmente me intrigou foi a idade.

!8, 19, 20, 21, 22 e até mesmo 26.

E foi aí que me toquei que eu e Carol* temos 13 anos. Não gosto muito de dizer isso, mas, olhe só. Temos 13 anos, somos crianças.

Pra mim menino de 16 anos já é velho demais pra se ter algo, isso realmente me fez pensar. A cabeça que uma pessoa de 22 anos tem é diferente de uma de 13. Quero dizer, a pessoa de 22 tem mais experiência e nós de 13? Acabamos de entrar na adolescência. Entendo, nossos hormônios estão a mil, mas e aí?

Depois de alguns meses eu pensei nisso hoje e me dei conta de que apesar da Carol* ter 13 anos, ela já bem avançada. E não falo de conhecimento ou experiências vividas, mas nesse ponto tenho que concordar de que minha amiga já é bem mais ligada em namoro do que eu. E sinceramente, não tô nem aí. Porque eu ainda sou nova demais e nessa fase que eu entrei to querendo deixar tudo pra depois.

* Troquei o nome para não expor nenhuma das pessoas citadas na história. :D


***

Filha, esse negócio de amadurecimento é bem interessante. Nessa idade sempre tendemos a achar que já estamos maduros o suficiente para tomarmos decisões na vida. E na verdade não é nada disso. Mas isso é próprio da impetuosidade, da impulsividade e do grande desejo de nos tornarmos logo mulheres. São característicos da adolescência.

Engraçado que essa característica é mais acentuada nas meninas que nos meninos. Eles aos 13 anos não tão nem ai, querem mesmo é jogar bola. Na verdade eu acho que o homem tem grande dificuldade pra realizar a passagem para a vida adulta, mesmo depois de adulto. É por isso que alguns casamentos não dão certo, pois eles não sabem lidar com a responsabilidade que uma família precisa.

Mas claro que isso tudo que eu citei não exime ninguém. O ruim desses tipos de comportamento da sua amiga, é que os próprios garotos começam a falar da menina e depois de um tempo ela está conhecida como “fácil” e fica mal falada. Depois disso, tirar a fama fica difícil, quase impossível. Inclusive existe um ditado popular que define muito bem, ele diz o seguinte:

‘Faça a fama e deite na cama.’

Agora o que mais preocupa mesmo é a diferença de idade da sua amiga para os paqueras dela. Sete anos é muita coisa(isso tirando por baixo, já que ela tem contatos de até 26 anos. Basta você observar uma criança de seis anos e ver como os objetivos e estilo de vida de vocês são diferentes. E como é muito mais fácil você conseguir influenciá-la a fazer algo que VOCÊ e não ELA quer.

E sabe o que mais? Com certeza elas também se acham maduras o suficiente para se ‘garantirem’.

Um comentário:

Unknown disse...

Juju, isso ai...aproveite os seus 13 anos, não pule estapas, vc terá muito tempo, mas muito mesmo, para se preocupar com os garotos, aff
veja eu, tenho 32 e ainda tÔ na ai....os 30 de hj são os 20 de ontem.
Se preocupe em estudar, ter seu dinheiro para viajar, para comprar o que quiser.
Os namoros são consequencias e para se ter boas pessoas ao nosso lado, temos que estar bem.
Te amo e tenho orgulho de vc.